REFORMA PROTESTANTE

 

      REFORMA PROTESTANTE

            LIDER DA REFORMA                                 PROTESTANTE

                MARTIN LUTHER

 

Martin Luther nasceu no dia 10 de novembro de 1483 na cidade de Eslenbe - Saxônia - Turíngia na Alemanha, foi um sacerdote alemão, o principal personagem da reforma protestante que aconteceu na Europa no século XVI que era contestava a igreja católica e principalmente a venda de indulgências.


 

 

Seu pai era um mineiro e ele foi criado num ambiente de austeridade religiosa acreditanto em demônios e feiticeiros. 

Martinho Lutero ingressou na Universidade de Erfurt aos 16 anos onde estudou artes, leis, línguas e filosofia. Era um excelente aluno de advogacia aos 18 anos.

Em 1505 entrou para o Mosterio Agostiniano de Erfurt, Prosseguiu na Universidade de Wittenberg e em 1507 ordenou-se Padre. 

Lutero visitou Roma em 1511 e não acreditou que a cùria romana poderia enganar tantos cristão que estavam ali buscando sua salvação, isso chamou a atenção de Lutero que continuou a estudar os motivos da venda de indulgências e teve o doutorado  em teologia em 1512. Os anos que seguiram esteve estudando sobre o que acreditava em JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.

 

 Em 1517 fazia Lutero Confêrencia n Universidade de Wittenberg fundada por seu amigo principe da Saxônia, Frederico I nessa epóca chega na cidade un padre vendendo indulgências para remissão parcial de pecados por pagamento de uma  certa quantia de dinheiro. Revoltando com a ignorância do povo, Lutero formulou 95 TESES CONTRA A VENDA DE INDULGÈNCIAS e fixou na porta da igreja de Wittenberg, em 31 de outubro de 1517.

 

 

 

AS 95 TESES DE MARTINHO LUTERO

 

Lutero em 1520 três tratados que estabeleciam a base do luteranismo e início da reforma, são : A NOBREZA CRISTÃ DA NAÇÃO ALEMÃ, DA SERVIDÃO BABILÔNICA DA IGREJA E DA LIBERDADE DE UM CRISTÃO. 

Lutero criou uma doutrina que afirma que a salvação do homem é feito apenas pela justificação da fé. Perigrinações, sacramentos, padre, santo, papa, indulgências não contribui para a redenção (salvação ) do homem.

Lutero seguiu com algumas doutrinas católicas, alterou o ritual da missa e susbstituiu o latim por alemão nos serviços religiosos. Rejeitou todas as hierarquias eclesiásticas desde os padres até o Papa. O homem poderia falar diretamente com Deus.

Os sacerdotes obtiveram permissão para casar, dos sacramentos conservou o batismo, o casamento e a eucaristia.

Neste mesmo ano de 1520 o papa Leão X promulgou uma bula que dava sessenta dias para uma completa retratação, Lutero queimou a bula papal  publicamento e por isso foi excomungado pela igreja.

Em 1521 Lutero foi obrigado a se esconder no castelo do princípe Frederico e ali ele traduziu a bíblia para o idioma alemão.

Em 1525 casou-se com a ex-freira Katherina Von Bora, dizendo não ao celibato.

Martin Luther morreu em 18 de fevereiro de 1546 no castelo do princípe Frederico I da Saxônia, em Eisleben, Alemanha.

 

 

Oremos: Obrigada Deus pois guardaste o teu servo Lutero que com sua grande sabedoria, dada por ti, fez essa grande reforma protestante, importante para que Teu povo não seja confundido, obrigada Deus no nome do Teu Filho amado Jesus, amém.

 

Texto: Lindinalva Lima

Consulta: História da Igreja.